UniSecal

Alunos da Universidade de Negócios desenvolvem pesquisas sobre consumo em Ponta Grossa

Job. Business woman in the office

Alunos do 3º período de Gestão de Negócios, da Universidade de Negócios – parceria entre a UniSecal e a Acipg -, desenvolveram duas pesquisas no primeiro semestre de 2021. As pesquisas tiveram como objetivo a “Percepção e consumo do turismo local em Ponta Grossa” e o “Consumo online durante a Pandemia”. As pesquisas tiveram mais de 110 respostas, e foram direcionadas para ponta-grossenses.

As pesquisas partiram de duas necessidades da cidade: a primeira, de avaliar como o ponta-grossense pensa o turismo na própria cidade; já a segunda, tendo como pano de fundo a pandemia, foi focada em avaliar o quanto o consumo e compras online aumentaram de março de 2020 para cá.

Dentre os resultados mais expressivos da pesquisa sobre o turismo, temos que:
– O ponta-grossense prefere buscar por informações dos pontos turísticos via Google ou notícias nas mídias locais;
– A maioria pouco considera a própria cidade como uma opção de turismo nas férias, mas estariam dispostos a conhecer mais pontos turísticos a partir de pacotes de passeios;
– O ticket médio gasto nos passeios, hoje, é de até R$200;

Já quanto aos resultados da pesquisa sobre consumo na pandemia, temos que:
– Mais de 50% dos entrevistados não compravam online com tanta frequência, hoje o número já passa dos 70%;
– Quase 80% nunca fez compras de supermercado online;
– O setor mais comprado online durante a pandemia foi o de moda e acessórios;
– Mais de 85% dos entrevistados afirmaram estar dispostos ou muito dispostos a comprar online novamente;
– O principal motivo da compra online é o preço, e da compra presencial é a rapidez na entrega.

A pesquisa completa está disponível no link https://institucional.unisecal.edu.br/wp-content/uploads/2021/08/Dados-Pesquisas-de-Consumo-Julho-21.docx