Reprodução: Hackathon Vida.
Inscrições para o ‘Hackathon Vida’ encerram em 11 de maio e não têm custos; são quatro áreas de projetos: Educação, Negócios, Saúde e Sociedade
De 11 a 18 de maio acontecerá o ‘Hackathon Vida’, evento que tem como objetivo buscar soluções inovadoras que minimizem os impactos causados pelo novo Coronavírus na sociedade. A iniciativa é uma promoção da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PR), comunidade de startups Campos Valley e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e toda a comunidade, sejam acadêmicos, desenvolvedores, designers, empreendedores, pesquisadores ou interessados, podem participar.
Com a questão norteadora “Como as novas tecnologias podem colaborar com a Saúde, Educação, Gestão de Negócios e/ou Cidadania reduzindo os impactos da COVID-19 na sociedade?”, o ‘Hackathon Vida’ acontecerá todo on-line. Segundo a organização, “cada participante estará participando de forma remota. Usaremos o WhatsApp como plataforma de comunicação para as equipes e videoconferência para webinars ao vivo, mentorias e check-ins diários”.
As inscrições são gratuitas – até 23h59 de 11 de maio de 2020 ou até quando durarem as vagas disponíveis. Os projetos desenvolvidos devem atender necessidades de uma ou mais áreas: 1. Educação; 2. Negócios; 3. Saúde; e 4. Sociedade. Além de os participantes poderem estar contribuindo com a comunidade, o evento permite um amplo networking, possibilitando um crescimento pessoal e profissional.
A Comissão de Avaliação do Hackathon será composta por consultores/especialistas reconhecidos e qualificados, parceiros das instituições que fomentam a inovação nos Campos Gerais e convidados. As melhores soluções ganharão consultorias junto aos órgãos parceiros e de apoio.
Professores incentivam
A UniSecal é uma Instituição de Ensino Superior (IES) que é alinhada com as vertentes ensino-pesquisa-extensão. São vários projetos que buscam soluções inovadoras para a comunidade, dentre eles a ‘Feira de Projetos Empresariais’. Segundo a professora do curso de Administração, Ma. Sara Pavarini, os acadêmicos da UniSecal têm competência para eventos como o ‘Hackathon Vida’. “A participação da comunidade acadêmica é fundamental, pois é dentro das IES que temos potencial criativo e intelectual para buscar soluções inovadoras para este momento. Nossos alunos sempre têm muitas ideias e estão preparados para este desafio”, comenta a mestra em Administração.
De acordo com o coordenador e professor da graduação em Jornalismo, Dr. Helton Costa, o envolvimento de IES em eventos como esse reforçam a credibilidade da pesquisa.
“É importante a participação da comunidade, uma vez que essa é uma causa de todos, e que sempre da academia saem as soluções mais inteligentes, sensatas e baseadas na ciência”, relata o Doutor em Comunicação.
Para a coordenadora e professora do curso de Serviço Social da UniSecal, Ma. Fabiana Vosgerau Trentini, com o novo Coronavírus, promover criatividade e inovação articulada a novas tecnologias será uma tendência. “Acho importante a participação da comunidade acadêmica para compartilhar saberes e buscar soluções para os diversos setores impactados. Um dos meus objetivos é formar Assistentes Sociais propositivas e interventivas na realidade social, portanto, espaços como esses são interessantes para a formação acadêmica”, explica a mestra em Ciências Sociais Aplicadas.
Serviço
Outras informações sobre o ‘Hackathon Vida’ no site do evento ou na página da Prefeitura de Ponta Grossa (PR).
Conteúdo relacionado:
Alunos e professor criam programa para ajudar na construção do conhecimento.
UniSecal participa do primeiro encontro de ‘Investidores Sociais’.
ABMES reconhece novamente a UniSecal como instituição socialmente responsável.