#ElasRepresentam. Confira histórias de superação e são motivo de orgulho

Roseli, Silvia e Marcela fazem parte da nossa celebração do mês das mulheres. Cada uma possui sua história de superação e são motivo de orgulho para UniSecal. Conheça um pouco mais:

Roseli

Meu nome é Roseli, tenho 53 anos e sou ex-aluna UniSecal. Estou formando-me este ano, esperando pela tão sonhada colação de grau. Fiz graduação em Letras Português/Inglês. Nunca é tarde para estudar. Comecei com 49 anos e estou terminando com 53 anos.

Terminei o Ensino Médio em 1987, e um ano depois me casei. Meu marido não deixava que eu trabalhasse e nem estudasse. Em 1989 nasceu meu primeiro filho, e aí vieram mais três. Com 4 crianças para cuidar, levar para creche, escola, mamadeiras, fraldas, não tinha como fazer uma faculdade. Quando os dois menores tinham 4 e 5 anos comecei a trabalhar na BRF Foods, onde estou até hoje.

Comecei trabalhando à noite nas linhas de produção. Priorizei trabalhar neste horário para poder cuidar das crianças, principalmente dos dois menores que ainda eram pequenos. Dormia até às 11h, acordava, arrumava eles e levava para a creche.

Como eu consegui um trabalho numa empresa multinacional, senti necessidade de crescer lá dentro. Na época, eu não sabia nem ligar um computador, então resolvi fazer um curso de informática.  No primeiro dia de aula cheguei e me sentei em frente ao aparelho. Eu olhava para ele e ele para mim. Pensei: e agora como eu faço? Vi que os outros já estavam com seus aparelhos todos ligados.

O Professor iniciou a aula e eu não sabia nem pegar no mouse. Ele precisou pegar na minha mão para me ensinar. Na informática fiquei um ano e seis meses. Não tinha nem acabado o curso, e meu chefe me perguntou se eu já tinha terminado Excel, falei que sim. Dali em diante ele não queria que eu continuasse na produção, fui aprender no administrativo. Na hora fiquei com muito medo, mas deu tudo certo.

Quando acabei o curso de informática, fui buscar meu certificado. O dono da escola perguntou se eu queria fazer um curso de inglês com duas aulas de graça, caso gostasse eu ficaria. Cheguei a falar para ele que não tinha capacidade de aprender inglês, mas fui e amei as aulas. No inglês fiquei por 3 anos.

Um dia, passando em frente à UniSecal, vi um anúncio de vestibular e resolvi chegar e fazer a inscrição. Falei para a secretária: “vou tentar, se eu não conseguir eu paro”; hoje, sou graduada. Não foi fácil com filhos, casa, e ainda trabalhando à noite.

Atualmente, na BRF Sadia, meu cargo é Monitora da Qualidade. Além disso, fiz a prova do PSS para Português e Inglês e fui selecionada nas duas. Ontem, recebi um e-mail para a contratação do processo seletivo para dar aula de inglês para o Ensino Fundamental. Para quem achava que já era tarde e não era capaz, aqui estou eu.

Silvia Grizafis

Trabalho como administradora na área da saúde há 22 anos. Tenho orgulho do meu trabalho, pois sei que existe um propósito além da satisfação profissional. O valor de fazer a diferença na vida dos pacientes, através dos bastidores é um dom divino, ainda mais agora em tempo de pandemia. Guardamos nossas dores para cuidar do próximo.

Marcela Souza

Durante o curso de Pedagogia da Unisecal, vivi experiências incríveis. Aprendi, cresci, me tornei mãe e uma profissional feliz com a minha área de atuação. Me formei em 2007, grávida de 6 meses da minha primeira filha.