Alunas da UniSecal auxiliam bazar solidário que promove assistência social para a comunidade de Ponta Grossa

A UniSecal é uma instituição que apoia e incentiva projetos de cunho social, como é o caso da iniciativa das alunas Sarah Bueno de Godoy e Juceli Paciecznik do curso de serviço social. Através de uma das disciplinas do curso as acadêmicas tiveram a ideia de propor uma arrecadação de produtos para um bazar solidário da instituição Casa Transitória Fabiana de Jesus, que proporciona geração de renda para mulheres e atendimento de assistência social para população em geral através dos recursos financeiros obtidos com o bazar.

O trabalho partiu de uma requisição da professora Ana Paula Almeida Rocha Onata, na matéria de curricularização da extensão, que propõem como conteúdo um tripé básico da universidade formado por ensino, pesquisa e extensão. As alunas então formularam a ideia que recebeu apoio total da professora.

A ação de arrecadação aconteceu no dia 16 de outubro, durante o dia todo, e arrecadou dezenas de peças de sapatos, roupas, utensílios domésticos e etc. Todas as doações foram encaminhadas para a Casa Transitória, que fica na Rua Afonso Celso n°1071, no bairro Neves, onde aos sábados acontecem os bazares solidários, das 13h30 até as 16h30. A renda é completamente revertida para as pessoas auxiliadas pela instituição social.

Segundo Ana Paula, a ação é de extrema importância, pois estimula nos acadêmicos o ato de pensar e planejar ações que tenham impactos positivos na qualidade de vida das pessoas e da comunidade em que estão inseridas. “As ações de cunho sociais são de extrema relevância, pois faz com que o acadêmico esteja em contato com uma grande maioria da população brasileira que encontrasse em situação de vulnerabilidade social” comenta a professora.

A UniSecal parabeniza tanto a professora quanto as alunas envolvidas na ação, e estimula que ações como essa sejam sempre frequentes em disciplinas dos cursos da instituição, já que assim não apenas tornamos nossos acadêmicos mais capacitados para lidar com o mundo real, mas também temos a oportunidade de tornar a comunidade que nos cerca um lugar com a qualidade de vida cada vez maior.