Alunos de pós-graduação realizam debate sobre sistema de justiça para vítimas de violência

Imagem dos participantes da UniSecal, na atividade de debate na PROEX

Reprodução: Adriana e Glaucia.

Atividade aconteceu na exposição ‘O que você estava vestindo’, promovida pela PROEX-UEPG

No último sábado, 29 de junho, os alunos de Pós-graduação em Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos realizaram uma visita à exposição ‘O que você estava vestindo?’, organizada pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PROEX-UEPG). Por meio da disciplina de ‘Vitimologia e Direito Humanos’, os estudantes da UniSecal, coordenados pela Profa. Dra. Glaucia Mayara Niedermeyer Orth, puderam conhecer o projeto e debater sobre um sistema de justiça para vítimas de violência.

Durante a disciplina, os alunos estudam sobre o esquecimento da vítima no decorrer da história, as correntes clássicas da Vitimologia, antes do movimento de direito das vítimas, e o seu contexto atual. Segundo a docente da UniSecal, “a exposição trouxe roupas que vítimas de violência sexual estavam vestindo quando foram violentadas, além de pequenos fragmentos de depoimentos das mesmas, como forma de visualizar as muitas jornadas que elas percorrem no enfrentamento à violência sofrida”, comenta Orth.

Com a participação dos alunos da UniSecal e convidados, o debate também contou com a presença das professoras Dra. Marcela Teixeira Godoy e Dra. Adriana Suarez (UEPG), coordenadora e curadora do projeto, respectivamente. De acordo com a estudante Kelly Campos, a atividade trouxe um novo olhar sobre o tema.

“Proporcionou a desconstrução de conceitos estereotipados sobre as relações e situações onde esses fatos acontecem. Além disso, possibilitou uma reflexão sobre a conduta de cada um enquanto indivíduo nas diversas relações sociais e como cada um contribui para a propagação ou erradicação da violência”, explica a pós-graduanda.

Já para o aluno Sergio Ribeiros dos Passos, é nos debates que surgem oportunidades de conhecer o outro e refletir sobre nós mesmos. “A atividade me faz melhor como pessoa e profissional. Agora, não somente em casos como esses, mas, antes de ajudar pelos termos jurídicos, começarei pelos termos humanos”, enfatiza Passos. ‘O que você estava vestindo’ iniciou na Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos, em 2014. A exposição ponta-grossense traz 27 depoimentos e fica disponível ao público até o dia 12 de julho, na PROEX-UEPG.