Pedagogia da UniSecal realiza projeto de diálogo entre estagiários, profissionais do EJA e rede municipal de ensino

Acontece nesta terça-feira (20), as 19h, o projeto “Diálogos Abertos”, realizado pelo curso de Pedagogia da UniSecal. O objetivo principal desta iniciativa é incentivar a troca de experiências e o diálogo entre gestores das escolas da rede municipal de ensino, professoras de estágio na docência do Ensino Fundamental na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e acadêmicos do Curso de Pedagogia da Unisecal.

Segundo a professora e coordenadora Perla Cristina Envy, o projeto visa propiciar situações de conhecimentos práticos que aprimorem a formação do futuro pedagogo para a atuação profissional, discutindo também os fatores da contemporaneidade que influenciam no desenvolvimento da formação docente.

Perla comenta que o encontro será organizado em três momentos:

– Apresentação breve da coordenação municipal da Secretaria Municipal de Ensino caracterizando a modalidade de ensino no município de PG.

– Relato da prática docente desenvolvida na EJA pela professora representante.

– Partilhando experiências e esclarecendo possíveis dúvidas: palavra aberta.

A professora explica a importância de projetos como este: “O diálogo oportunizado entre os profissionais que estão exercendo a profissão e os acadêmicos, mostra efetivamente como o estágio deve ser um processo de aprendizagem indispensável para um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de sua formação. Nele está a oportunidade de assimilar a teoria e a prática. Propiciar espaços para os acadêmicos questionarem e sanarem dúvidas a respeito de como deve ser a atuação deles, dúvidas sobre o cotidiano escolar. Sendo um momento essencial para a formação docente inicial que ajuda a enfrentar esse processo formativo”.

Nós da UniSecal parabenizamos todos os professores, acadêmicos e demais profissionais envolvido no projeto. Sabemos que a troca de conhecimento entre a esfera acadêmica e profissionais do mercado de trabalho é de extrema importância para garantir aos nossos alunos uma formação completa e de qualidade, que realmente os prepare para os desafios da profissão.