Acadêmicas de pedagogia oferecem ações de formação para estudantes da rede pública de Ponta Grossa PG

Na segunda-feira (23) as acadêmicas de pedagogia da UniSecal realizaram uma oficina de formação para estudantes do curso de Formação de Docentes do Instituto de Educação. Orientadas pelas professoras Adriana Antoniacomi e Perla Enviy, as acadêmicas atuaram diretamente com a comunidade estudantil, garantindo assim uma formação mais completa e humana para ambas as partes.

Segundo a professora Perla, a oficina foi oferecida para alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do curso em questão. Ela comenta que a ação faz parte da proposta da disciplina de curricularização pedagógica. “Foi discutido o papel do pedagogo como formador, no ambiente escolar” afirma Perla. Estas atividades, que inicialmente atingiram 210 alunos do colégio, serão continuadas no dia 25 deste mês.

A professora comenta que a formação continuada, oferecida pelo pedagogo deve estar ligada e baseada diretamente na realidade escolar vivida pelo público-alvo. Para que esta atividade tivesse grande relevância, a direção da escola foi contatada, informando as situações que o curso mais precisava de aprofundamento: conceitos de alfabetização e letramento e a compreensão de espaços de interesse.

As acadêmicas foram então organizadas em grupos que se aprofundaram no tema e organizaram uma formação aliando teoria com a prática. “A avaliação dos momentos de formação foi bastante positiva tanto para as acadêmicas quanto para as turmas da Formação de Docentes”, comenta Perla.

Nós da UniSecal parabenizamos as professoras, acadêmicas e demais envolvidos na organização e realização desta formação continuada. Atividades como esta são um grande diferencial para a formação de ambas as esferas estudantis envolvidas, auxiliando não apenas em questões profissionais, mas também na construção do caráter e aspectos humanos.