UniSecal

Professores da UniSecal participam de projeto para políticas públicas de inovação

Projeto pensado para desenvolver a inovação de negócios na cidade, o Vale dos Trilhos tem buscado a contribuição de diversas lideranças de Ponta Grossa.

No último dia 26, professores da UniSecal se reuniram com representantes da Prefeitura de Ponta Grossa e do SEBRAE para discutir inovação e negócios na cidade.

A reunião faz parte do projeto Vale dos Trilhos e contou com a presença das professoras Sara Pavarini, Rubia Andrade, Adriana Mello, Rubia Santi e do professor Aknaton Souza da UniSecal, além da representante da Sala do Empreendedor, Bruna Amaral, e de Carlos Guedes, do SEBRAE.

O objetivo do Vale dos Trilhos é promover o desenvolvimento integral da atividade de inovação no Município de Ponta Grossa, considerando as ações de empreendedorismo tecnológico, criando ambientes de inovação por meio da formação e capacitação de recursos humanos qualificados.

Para tal, a prefeitura de Ponta Grossa está mapeando potencialidades e experts de diversas instituições de ensino da cidade, para criar um ambiente propício para a construção de novas ideias nos campos de Inovação, Negócios e Tecnologia.

“Eu sou uma entusiasta da inovação, estou realmente muito feliz com esta iniciativa, acredito que Ponta Grossa irá ganhar muito com a criação deste habitat de inovação. Os Trilhos nos levam por novos caminhos e estes caminhos são de evolução e prosperidade para toda a população princesina”, afirma a professora Sara Pavarini.

O decreto instituindo o ecossistema do Município de Ponta Grossa, Vale dos Trilhos, foi assinado simbolicamente no Dia Mundial da Criatividade, 21 de abril de 2021.

 

Sobre o Projeto

O “Vale dos Trilhos” tem como objetivo a criação um ambiente propício para a inovação pelos seguintes eixos:

I-. Comunidade participativa e gestão democrática: Parceria entre a gestão pública e o cidadão. Todos podem se mobilizar e participar do processo de tomada de decisão das diversas áreas do município.

  1. Democratização tecnológica e inclusão digital: Ampliação do acesso à tecnologia. Possibilitar que o cidadão se torne autônomo em sua própria jornada, vislumbrando os benefícios que a tecnologia pode trazer às pessoas.

III. Educação e Empreendedorismo: Desenvolvimento de habilidades fundamentais para a vida. Cidadãos capazes de solucionar problemas e empreender a partir de iniciativas inovadoras e integradas com as novas tecnologias. Oportunidades para empresas e startups que possam influenciar positivamente a construção do futuro da humanidade.

  1. Fomento e desenvolvimento: Incentivo ao aumento da capacidade competitiva e o protagonismo dos atores locais. Promoção do desenvolvimento local e setorial a partir do fortalecimento dos negócios e da interação entre o público e privado.
  2. Integração e cooperação: Desenvolvimento conjunto de atividades que promovam o desenvolvimento sustentável. Integração e cooperação dos atores do ecossistema de inovação de Ponta Grossa.
  3. Simplificação e desburocratização: Facilitar e modernizar os processos municipais. Geração da autonomia do cidadão através de um Governo Inteligente com o desenvolvimento amparado legalmente.