Jornalismo da Unisecal recebe novo laboratório para práticas em TV

O curso de jornalismo da Unisecal recebeu das mãos da reitora da instituição, Isaura de Andrade Aguiar, um novo laboratório de práticas jornalísticas, que também será utilizado como estúdio de gravações para aulas de educação a distância, dentro do programa de expansão do centro universitário, em 2022.

O espaço, recém alocado para atividades presenciais, conta com uma sala de aula, duas salas de reuniões, uma recepção e estúdio de gravação para telejornalismo e audiovisual (com vários cenários e fundos); fica no antigo imóvel na TV Vila Velha, que hoje é ocupado em parte pelo grupo D’Ponta Mídias e Consultoria.

Segundo a reitora da Unisecal, Isaura de Andrade Aguiar, o novo equipamento pedagógico representa um avanço dentro da retomada prevista para os próximos meses. “O espaço será essencial para as práticas do nosso curso de jornalismo, que tem uma demanda contínua de produção. Da mesma forma, servirá para expansão do ensino EaD, que já está acontecendo. Valorizaremos conteúdos próprios dos nossos mestres e doutores, dentro das nossas graduações e pós-graduações, tanto nas que já ofertamos, quanto nas que serão ofertadas”, explicou.

A coordenadora de EaD da Unisecal, Josiane Franzo, se disse ansiosa para utilizar as novas instalações. “Sem dúvidas, esse é mais um espaço para práticas pedagógicas com a qualidade superior que a Unisecal oferece. Nossa instituição é referência nos Campos Gerais há décadas”, completou.

O coordenador do curso de Jornalismo, Helton Costa, está esperançoso quanto às possibilidades que o local oferece. “Nossos alunos e alunas poderão contar com mais um espaço para aprendizado e assim colocarão em prática tudo aquilo que têm visto durante o curso. Queremos utilizar o estúdio para produções voltadas para a comunidade”, adiantou.

Já o presidente do grupo D’Ponta, João Barbiero se colocou a disposição para auxiliar em todo o processo de adaptação. “Contem comigo nesse momento de instalação e que seja um local muito abençoado e útil para nossa cidade e a região”, observou.

O espaço começará a ser usado nos próximos dias e estará à disposição dos alunos e alunas, tão logo as aulas retornem totalmente presenciais.

Laboratório principal continua no centro

O Laboratório principal de jornalismo continuará funcionando na sede da Unisecal, na Barão do Cerro Azul. A redação e o espaço para produções de rádio continuarão no centro. Apenas a parte de televisão é que funcionará no laboratório 02, no bairro Estrela.

Vestibular aberto para o “Novo Jornalismo Unisecal”

O vestibular para jornalismo já pode ser agendado. As provas deverão ocorrer em dezembro. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2022 e o curso trará uma série de inovações, mudanças e expansões, principalmente com parcerias em âmbito estadual e ainda mais aulas práticas. As novidades serão anunciadas oficialmente nos próximos meses.

“Trabalhamos com o nosso corpo docente e com nossos representantes dos alunos, para fazer uma retomada das aulas presenciais de forma diferenciada, com muitas boas notícias que, com certeza, vão movimentar a região. Tenho certeza que 2022 será ainda melhor que 2021 e que conseguiremos atender as expectativas da sociedade dos Campos Gerais quanto à qualidade do curso na formação de profissionais com domínio teórico e prático, além de formação humana e ética que a sociedade moderna requer. É um projeto que estamos chamando de ‘Novo Jornalismo Unisecal’”, disse Helton Costa.