UniSecal realiza práticas Circulares com residentes da Reabilitação do Hospital Universitário

“Este é o terceiro ano que a Unisecal, em parceria com a Residência Multiprofissional – Reabilitação do Hospital Universitário, realiza práticas circulares com os seus residentes com o objetivo de integrar a equipe e também para promover escuta ativa e diálogos de apoio por conta do contexto da pandemia. Esses encontros antes da pandemia eram presenciais e desde março/2020 têm acontecido de forma virtual.
A prática circular é inspirado no método do Círculo da Construção de Paz da autora norte-americana Kay Pranis.
O círculo é um métodos dentro outros de uma metodologia chamada Justiça Restaurativa, que dentre seus pilares está a inclusão, a escuta ativa, a horizontalidade das relações, entre outros, que busca conectar seres humanos. Esse método tem como fundamento costumes ancestrais que tinham como visão de mundo o círculo com as suas metáforas: continuidade, diversidade, complementariedade, ciclos, fluxo contínuo, interdependência.
Ou seja, é um método que valoriza o ser humano e ele na relação com o outro, com suas potencialidades e vulnerabilidades. No ambiente profissional tem sido muito utilizado para humanizar as relações e tornar o ambiente agradável e colaborativo.” (Professora Renata Young Blood)