Professor de Direito apresenta pesquisa em evento da Universidade Loyola de Chicago

Pedro participou do 11º Colóquio Anual de Direito Constitucional da Escola de Direito da Universidade Loyola de Chicago

Reprodução: Loyola University Chicago.

Por: Dani Ribeiro
Supervisão: Rodolpho Bowens

* notícia atualizada às 13h57 de 12/11/2020.

No Colóquio virtual, o docente Pedro Miranda falou sobre a estrutura democrática brasileira; apresentação da pesquisa aconteceu na plataforma Zoom

O professor do curso de Direito da UniSecal, Me. Pedro Fauth Manhães Miranda, participou no último sábado, 7 de novembro, do 11º Colóquio Anual de Direito Constitucional da Escola de Direito da Universidade Loyola de Chicago. Juntamente com a pesquisadora Dra. Katya Kozicki, o professor apresentou, em inglês, um trabalho sobre a estrutura democrática brasileira.

Professor Pedro Miranda apresentando sua pesquisa.

A palestra foi realizada pela plataforma Zoom e contou com a participação de alunos de mestrado, doutorado e professores da Universidade Loyola e outras instituições. Pedro e Katya integraram o Painel B, que tratava do ‘Equilíbrio de poderes e estrutura constitucional’.

Pesquisa

A Constituição da República Federativa do Brasil estruturou a prática institucional de sua democracia nas formas representativa – quando o cidadão delega seu poder de decisão a outra pessoa, via eleições, por exemplo – e direta – quando ele mesmo participa ativamente da tomada de decisão.  Na pesquisa intitulada ‘The Engine Room of the 1988 Brazilian Constitution and its Unequal Democratic’, os autores examinaram essa classificação mista e descreveram a forma direta da democracia constitucional, demonstrando como sua prática se confunde com a trajetória representativa.

O título do artigo é uma referência à obra ‘A Sala das Máquinas da Constituição – Dois séculos de Constitucionalismo na América Latina [1810-2010]’, do jurista argentino Roberto Gargarella, que trata dessa coexistência entre diferentes modelos políticos, apontando a Constituição mista como um padrão comum nos países da região.

De acordo com a análise o trabalho conclui que, por meio de um pacto liberal-conservador, a representação política domina o cenário político brasileiro, o que dificulta o ativismo democrático da sociedade civil no país.

“Na terminologia de Roberto Gargarella, a chave da sala de máquinas [onde as decisões políticas são tomadas] não é entregue ao povo, que nela adentra apenas quando permitido. É preciso, o quanto antes, fazer desta uma sala sem portas e sem chaves, sob pena dela fechar de vez e nunca mais abrir.”, finaliza Miranda.

Ensino-Pesquisa-Extensão

A UniSecal incentiva seus professores para que realizem pesquisas e participem de eventos científicos. Recentemente, o professor Pedro participou da criação do livro ‘América Latina Hoje – rupturas e continuidades’. A obra é resultado de uma seleção de trabalhos apresentados no ‘X Seminário Nacional de Sociologia e Política’ da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Conteúdos relacionados:

Revista Jurídica Luso-Brasileira publica artigo de professora da UniSecal.

Professor de Direito participa de livro sobre cenário político latino-americano.

UniSecal recebe Juiz Federal para conversa sobre a carreira de magistrado.