Egresso da UniSecal é aprovado no mestrado da UEPG

Rodrigo de Jesus Camargo, formado em Direito pela UniSecal em 2018, foi aprovado para o mestrado no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais Aplicadas da UEPG.

O ex-aluno do curso de Direito da UniSecal, Rodrigo de Jesus Camargo, foi aprovado no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

A linha de pesquisa do mestrado é voltada para História, Cultura e Cidadania, com foco na Cidadania e Políticas Públicas, e inicia no segundo semestre de 2021, com duração máxima de dois anos.

“Eu tive a grata satisfação de ser aprovado na minha primeira tentativa. Além de ter um excelente corpo docente e estrutura, a UniSecal proporciona aos acadêmicos uma preparação para o processo acadêmico de continuidade. Ela nos incentiva a pesquisa, porque incentiva a produzir artigos propondo temáticas de estudo, e para o ingresso no mestrado ou doutorado você precisa dessas publicações”, afirma Camargo.

Sobre o mestrado

O Programa de Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa conta com a Área de Concentração “Cidadania e Políticas Públicas” e com duas Linhas de Pesquisa: “Estado, Direitos e Políticas Públicas” e “História, Cultura e Cidadania”. Área e Linhas com potencial integrador das diferentes expressões de Políticas Públicas com vistas a compreensões a respeito da Cidadania, eixos que balizaram as dissertações defendidas no triênio. A preocupação é garantir que a interação entre o singular e o plural, o universal e o particular possam ser contemplados na análise da sociedade humana via os núcleos de Pesquisa, com base nos dois eixos (Políticas Públicas e Cidadania).

A linha História, Cultura e Cidadania tem como foco o estudo do desenvolvimento histórico e cultural da sociedade brasileira e do espaço regional. Análise da relação entre estrutura social e expressões da cultura popular, identidades, linguagem, mídia e cidadania, a compreensão do espaço regional. Visa investigar a partir de uma perspectiva interdisciplinar as práticas de sujeitos de vários grupos sociais, considerando a complexidade de suas representações e apropriações acerca de sua cidadania e de sua participação (ou não) nas políticas públicas.