Direito UniSecal: Mesa-Redonda recebe pesquisadoras da UFRN e da UFPR para debater “Biodireito e Direito Médico”

Por: Lorraine Almeida
Supervisão: Pri Lopes

O evento contou com a participação de professores e alunos de Direito da UniSecal e de diversas universidades do Brasil.

Na última sexta-feira, 9 de Abril, os professores do curso de Direito da Unisecal M.e Hermano Faustino e M.ª Sayonara Saukoski receberam as pesquisadoras M.ª Anna Emanuella Rocha (Professora da UFRN e doutoranda pela UNIFOR) e M.ª Juliana Carvalho Pavão (doutoranda pela UFPR) para uma Mesa-Redonda com o tema “Biodireito e Direito Médico”.

Segundo o professor Hermano Faustino, o assunto é de grande relevância para a área, “Esse tema vem ganhando mais relevância na última década em função de um direcionamento específico da responsabilidade civil do âmbito das atividades da saúde. Com o contexto da pandemia, com o aumento da demanda dos serviços de saúde, esse tema passa a ser ainda mais relevante, porque também está havendo uma judicialização maior de demandas envolvendo esse aspecto do direito”, afirma.

Para Faustino, o profissional que se especializa nessa área vai ter uma visão mais específica e direcionada para esse nicho de atuação profissional.

O objetivo do evento, que reuniu mais de 100 espectadores, era debater juntamente com os alunos, questões como “quais as implicações jurídicas das atividades desenvolvidas na área da saúde?”, “de que forma as discussões éticas sobre intervenções no corpo humano importam ao Direito?” e “quais as novas tendências na responsabilidade civil da atividade médica?”.

“O evento foi um sucesso! Foi um momento muito gratificante. Os participantes puderam fazer perguntas, os convidados participaram e responderam, assim houve uma troca muita rica de visões e informações. Houve também a participação de pessoas de várias partes do Brasil, não apenas de Ponta Grossa ou mesmo do Paraná, mas também tivemos participações de outras localidades e outras universidades, até mesmo do Nordeste. Foi um momento de articulação muito gratificante”, comenta o professor Hermano.

Confira o vídeo completo no nosso canal oficial do YouTube  clicando aqui!