Acadêmico da UniSecal fez importante publicação na revista científica Direito&Democracia

O acadêmico de direito da UniSecal, Everton de Paula, garantiu uma importante publicação na revista científica Direito&Democracia no mês de abril.

Segundo ele, a publicação intitulada “Pandemia, neoliberalismo e necropolítica” foi fortemente apoiada e orientada pelo Professor Dr. Aknaton Toczek Souza.
Everton comenta que o tema principal de investigação do artigo foi a relação entre as categorias da necropolítica, fake-news, pós-verdade e neoliberalismo no período de pandemia (2020 – 2021), sobretudo a partir da análise de discursos sobre e na pandemia.

Ele comenta que o tema é de grande importância para a atualidade brasileira. “Não tenho dúvidas de que essas análises são fundamentais para entender as ações de determinados agentes no contexto da pandemia no Brasil, podendo-se a partir disso além de produzir uma fonte histórico-crítica do momento, diagnosticar os porquês de determinadas decisões, investigando suas raízes estruturais de uma forma sistêmica, o que é um trabalho inacabado, mas absolutamente necessário”.

Everton disse que foi através do grupo de estudos de sociologia que a publicação surgiu e recebeu orientação e apoio. Liderado pelo professor Dr. Aknaton Toczek Souza, coordenador do curso de direito, o grupo tem o intuito de estimular e iniciar os estudantes na vida acadêmica e científica.
“O Dr. Aknaton sempre incentivou, mesmo antes da formação do grupo, em suas aulas, a extensão e pesquisa, a fuga do dogmatismo e acolhimento na empiria, e não sem razão posso dizer que divido os louros com ele e meus colegas de pesquisa. O apoio foi realmente importante, apoio moral-intelectual (formação da atitude de pesquisa) como material (fornecimento de livros, textos especializados)” comenta o estudante.
Ao ser perguntado sobre qual é a principal dica que deixa para os colegas para que os mesmos garantam publicações científicas, Everton diz ser de extrema importância que os interessados aliem a técnica à ciência, participem de grupos de pesquisa que abordem temas do interesse pessoal de cada um. Ele diz que as publicações são muito importantes para o futuro profissional de cada um.

Nós da UniSecal parabenizamos o acadêmico Everton de Paula pela conquista e desejamos que o futuro profissional do mesmo seja repleto de vitórias! Parabenizamos também o professor Aknaton Toczek Souza que vem iniciando dezenas de alunos na vida científica através das aulas e grupos de estudo.
O artigo pode ser acessado clicando aqui: Direito e Democracia – Ed. 10 – nº 10 – Março/2022 – Portal ISULPAR – Instituto Superior do Litoral do Paraná