UniSecal oferta assessoria administrativa gratuita a microempreendedores

Projeto do curso de Administração vai transformar, criar e ajudar empresas a se desenvolver

Lançamento do projeto contou com professores e acadêmicos envolvidos | Foto: Yukê Comunicação

Agora os microempreendedores e empresários informais da região dos Campos Gerais podem contar, de forma totalmente gratuita, com o UniMei, projeto de extensão do curso de Administração da UniSecal para assessorar empresários na parte administrativa de seus empreendimentos.

Buscando aproximar os acadêmicos da realidade do mercado, colocando em prática o que aprendem em sala, o projeto nasce para profissionalizar os interessados.

“Sabemos que cada empresa tem uma realidade e desafios que não estão na teoria e nós queremos que nossos alunos se formem com experiência de mercado, com o que realmente acontece nas empresas”, ressalta Jean de Lara, professor responsável pelo projeto.

O acadêmico do 8º período de Administração, Igor Batista Fonseca, ressalta que o UniMei é um divisor de águas. “A prática é essencial para qualquer área de atuação, e para nós, como futuros administradores, ter essa oportunidade, que o projeto proporciona, é, sem dúvida, um diferencial da instituição para uma melhor formação e inserção do acadêmico no mercado de trabalho”.

Microempreendedores Individuais, conhecidos como MEI, e empresários informais, aqueles sem o cadastro de pessoas jurídica (CNPJ), podem utilizar a assessoria totalmente de graça. São diversas áreas de atuação dentro da empresa, como marketing, estoque, financeiro e compras.

“Quando o empresário procura o UniMei, nós fazemos uma entrevista para verificar se ele se encaixa no projeto, onde precisamos focar e quais resultados vamos ajudá-lo a alcançar. É um trabalho em equipe”, enfatiza Jean.

E já tem empresário no projeto, caso de Lourival Mathias Cordeiro de Arruda, que apesar das dificuldades e desejo de desistir do negócio, aceitou o desafio dos acadêmicos. “Eles abriram minha mente em muitas coisas, me ajudam muito, tivemos reuniões online onde falei com o grupo e o professor, foi muito tranquilo e sanaram todas as minhas dúvidas”.

E a atuação dos alunos segue um cronograma de trabalho com ações a serem executadas: “(…) sempre me cobram dados para ver como está indo minha empresa, e é ótimo porque estou aprendendo muito”, comenta Lourival.

O empresário enfatiza que apesar de ter sido só alguns meses, toda a bagagem de informação e ajuda que os acadêmicos passaram já alavancaram a empresa e o ajudaram em projetos futuros. “Me deram a confiança que eu não tinha e me ensinaram os cálculos que eu precisava saber pra engrenar meu projeto”.

A Profª. Dra. Rúbia Carla Santi, coordenadora do curso de Administração ressalta que: “esse projeto empreendedor traz uma visão prática para o nosso aluno na formação enquanto gestor, proporcionando ainda um novo olhar sobre o futuro do administrador que será o empreendedor de mudanças, de adaptações e de criações”.

A coordenadora reforça que o aluno já é contemplado com conhecimentos do projeto desde o 1º período, passando por todas as etapas de conhecimento das áreas da administração até as etapas finais em que realmente executará uma assessoria gratuita e voluntária.

A reitora da UniSecal, Isaura de Andrade Aguiar, parabeniza a ação.

“Buscamos sempre estar junto à comunidade, criando ações que ajudem todos a crescer e fico muito feliz ao ver esse projeto lançado e já com participantes, pois isso faz nosso aluno sair mais preparado para o que é exigido”.

Quem pode participar do Suporte UniMei: Assessoria Empresarial?

Microempreendedores individuais (MEI) e empresários informais podem participar do projeto de extensão através do e-mail suporteunimei@gmail.com.

UniMei: Assessoria Empresarial

Valor: gratuito

Inscrições: suporteunimei@gmail.com

Público: empresários informais e microempreendedor individual