Visando uma maior colocação de imigrantes no mercado de trabalho de PG, aluna da UniSecal executa projeto social

Alunos da UniSecal estão sempre conquistando novas vitórias e traçando uma linda história profissional, como é o caso da acadêmica Gislaine da Rosa. Responsável municipal por executar um projeto que prevê a maior colocação de migrantes residentes em Ponta Grossa no mercado de trabalho, ela tem feito com que cada vez mais empresas se sensibilizem para a contratação destas pessoas.

Segundo Gislaine, estudante de Serviço Social, o projeto foi desenvolvido pela organização Caritas (braço da igreja católica para a realização de projetos de cunho social ligados a questões financeiras e de mercado de trabalho) e se chama Novos Rumos Migrantes. “O objetivo do projeto é conectar os migrantes que querem trabalhar com as empresas que queiram contratá-los e que estejam comprometidas com os direitos humanos” afirma a acadêmica.

As ações se dividem basicamente em duas frentes. A primeira é entrar em contato com os migrantes, pra que os mesmos atualizem e cadastrem os próprios currículos em uma plataforma específica. A segunda, é um contato de sensibilização com empresas da região, para que as mesmas vejam a importância e vantagem de contratarem com imigrantes no quadro de funcionários.

Segundo ela, várias empresas já estão cadastradas na plataforma, e estão recebendo currículos destas pessoas. Ela reforça algumas vantagens destes trabalhadores, já que muitos falam mais de uma língua, possuem formações diversas de cursos além de grande vontade de trabalhar. A acadêmica comenta que no momento, 8 migrantes já foram relocados no mercado de trabalho, e ela detalha que as principais nacionalidades atendidas atualmente são de venezuelanos e haitianos.

Gislaine salienta a importância de que alunos de diferentes graduações se envolvam em projetos de cunho social: “É muito importante esse envolvimento com os projetos sociais, pois além do aprendizado, há um crescimento, um desenvolvimento e um fortalecimento de tudo que foi aprendido em sala de aula. Quando o aluno se envolve em um projeto social ele se envolve com a comunidade e com a sociedade, e dessa forma pode trazer um desenvolvimento social para as pessoas que estão participando dos projetos”.

A UniSecal parabeniza a acadêmica Gislaine da Rosa pelo intenso trabalho com o projeto Novos Rumos Migrantes, o qual é de grande importância para a sociedade como um todo. Desejamos que sua história sirva de exemplo para demais estudantes que também pensam em desenvolver e atuem trabalhos semelhantes.

Caso a sua empresa tenha interesse em participar desta plataforma gratuita, que pode ajudar a mudar a vida de alguém, ou caso você seja um imigrante procurando entrar no mercado de trabalho, basta entrar em contanto com o Caritas de Ponta Grossa, através do telefone (42) 3226-1165.