Qualidade de vida: use a tecnologia a seu favor

tecnologia e qualidade de vida

Você é daquelas pessoas que quando acorda uma das primeiras coisas que faz é olhar o celular? Ou então se percebe que esqueceu o celular em casa, volta correndo para buscar? Muitas pessoas responderão “sim” para essas perguntas, afinal não há como negar que a nossa vida está cercada de tecnologia e é difícil viver sem ela.

Porém a reflexão que queremos trazer é: você sabe utilizar essa tecnologia de forma positiva? Principalmente por conta das redes sociais, o celular pode se tornar viciante e prejudicar o seu bem-estar. Por outro lado, você pode usar essa tecnologia que está ao alcance das suas mãos para melhorar o astral, a saúde e qualidade de vida.

Pensando nisso, criamos uma lista com dicas de como você pode usar a tecnologia para ter uma vida mais equilibrada. Confere aí!

1- Use o celular como um incentivo extra para fazer exercícios físicos

A prática de exercícios faz muito bem para a saúde e é uma das melhores formas de manter a energia elevada. Existem diversos aplicativos (gratuitos ou pagos) que podem lhe ajudar a exercitar-se. O mais legal é que você pode escolher de acordo com a atividade que mais lhe agrada. Pode ser para orientar nas caminhadas, treinos de corrida, yoga, aulas de dança, exercícios funcionais, entre outros.

2- Aprenda a meditar

A meditação é uma prática que traz benefícios para o corpo e a alma. Ao meditar você consegue esvaziar a mente, deixar de lado as preocupações, recarregar as energias e aliviar o estresse. Outros benefícios são o aumento da concentração, desenvolvimento da criatividade e melhora na produtividade.

Para iniciar a prática, existem diversos aplicativos que oferecem meditações guiadas e é possível escolher o tempo de duração. No YouTube também tem diversos vídeos com meditações guiadas. Você pode iniciar com 3 ou 5 minutos e, com o tempo, aumentando a duração.

3- Nunca mais se esqueça de beber água

Beber água é importante para o bom funcionamento do corpo. Mas você se lembra de tomar água ao longo do dia? Ou consegue acompanhar o quanto de água bebe diariamente?

Para ajudar nessa questão importante, existem alguns aplicativos que lembram, de tempos em tempos, que está na hora de beber água. Alguns dos aplicativos disponíveis são: Beba Água Lembrete, Hydro Beba Água, Beber Água, entre outros.

Além dos lembretes para você tomar água, os aplicativos mostram estatísticas do seu histórico de consumo e alguns até calculam a quantidade de água que você precisa ingerir de acordo com seu perfil.

4- Use o celular para acessar conteúdos inspiradores

A internet ao alcance das nossas mãos, pelo celular, tem uma infinidade de conteúdos e informações disponíveis. Que tal usar isso buscando conteúdos que lhe ajudam a manter o alto astral ou tragam informações relevantes para a sua vida?

Pesquise conteúdos inspiradores de acordo com as suas preferências, como vídeos, podcasts, música e textos interessantes. A internet é uma ferramenta que nos possibilita filtrar o que queremos consumir, então a use da melhor forma!

5- Desconecte-se por um tempo

Com o celular sempre perto, fica difícil se desligar das coisas. É mensagem chegando no WhatsApp, notificação de e-mail ou de redes sociais. Já é quase que automático a gente checar o celular a todo o momento para ver se tem algo novo na tela.

Pensando nisso, nosso desafio é: que tal se desligar por um tempo e relaxar sem pressão das cobranças externas? Desligue o celular ou coloque-o em modo avião por alguns minutos, ou até horas, e curta o momento sem interrupções. Se você nunca pensou em se desconectar, faça um teste e descubra como pode ser libertadora essa experiência.

Se você acha que está precisando desacelerar um pouco ou dar mais atenção à sua saúde, aproveite nossas dicas para usar a tecnologia a seu favor.