O mercado de trabalho de Recursos Humanos cresceu consideravelmente nos últimos anos. E se você costuma acompanhar as divulgações de vagas de emprego, já deve ter notado que essa é uma das áreas com mais oportunidades disponíveis.
Mas você sabe quais são as possibilidades de atuação do Gestor de RH? Listamos a seguir quais são as atividades que podem ser desenvolvidas por esse profissional e as áreas em que pode atuar dentro de uma organização.
1- Recrutamento e Seleção de pessoas
Na área de recrutamento e seleção, o Gestor de RH é responsável pelas seguintes atividades:
- Análise de necessidade de reposição de quadro funcional;
- Definição do perfil do cargo junto aos supervisores de área;
- Divulgação interna de novas oportunidades;
- Definição de métodos de captação de candidatos;
- Definição e participação no processo de divulgação de recrutamento;
- Seleção de currículos;
- Elaboração, aplicação e correção de testes de aptidão;
- Adoção de técnicas de entrevista adequadas às funções e cargos a serem ocupados;
- Aplicação de dinâmicas de grupo para avaliação de candidatos;
- Divulgação de resultados de seleção.
2- Ambientação de novos funcionários
O Gestor de RH também pode desenvolver atividades voltadas para a recepção dos novos funcionários, como:
- Preparação de atividades de ambientação;
- Informação do ingresso de novos funcionários aos atuais colaboradores, incentivando a receptividade positiva;
- Divulgação da Instituição para que o novato entenda o negócio da empresa, sua amplitude, missão, etc.
- Criação de roteiro de conhecimento dos setores e atividades;
- Esclarecimentos sobre EPI, ou encaminhamento para quem o faça devidamente, bem como alertar sobre cuidados específicos com segurança;
- Entrega de uniformes (se for o caso);
- Cadastramentos específicos para controle de ponto, uso de refeitório, etc.
3- Treinamento e Desenvolvimento
Outra possibilidade de atuação do Gestor de RH é na área de Treinamento e Desenvolvimento, com as seguintes atividades:
- Avaliação das necessidades de treinamento;
- Verificação de metodologias adequadas a cada necessidade específica;
- Preparação e/ou aquisição de material adequado a cada treinamento;
- Agendamento em comum acordo com os setores evitando dificuldades para a normalidade das atividades rotineiras;
- Aplicação do treinamento otimizando a utilização do tempo disponível;
- Avaliação dos resultados do treinamento;
- Adequação do que necessitar alteração visando melhorias;
- Desenvolvimento de aptidão para identificar as mudanças de necessidades de desenvolvimento conforme as alterações nas pessoas e nas metodologias;
- Retorno aos responsáveis pelos setores quanto ao processo de aprendizado.
4- Gestão de Carreira
O profissional de RH também é responsável pelo plano de cargos e salários de uma organização, por meio de:
- Verificação do potencial de crescimento dos colaboradores na organização;
- Análise dos salários de mercado e possibilidades de avanços conforme financeiro;
- Planejamento de encarreiramento dos funcionários considerados talentosos com potencial superior;
- Elaboração de plano de incentivos progressivos visando retenção de talentos especiais;
- Implantação de programa de carreira para funcionários com talento especial;
- Acompanhamento de progresso das pessoas com efetivo potencial de crescimento;
- Busca permanente de novos talentos que possam despertar na organização.
5- Rotinas de Departamento de Pessoal
Algumas tarefas são rotineiras para o profissional que trabalha no Departamento de Pessoal, como:
- Gestão do controle de frequência dos funcionários;
- Acompanhamento e atualização de documentos dos funcionários visando atender fiscalizações;
- Planejamento e encaminhamento para exames periódicos, normais e especiais conforme legislação;
- Confecção de folha de pagamentos;
- Emissão de guias para recolhimento de tributos;
- Processos de desligamento de funcionários;
- Execução e controle de obrigações mensais e anuais.
6- Gestão de custos e benefícios
O profissional de RH pode, ainda, atuar na área de gestão de custos e benefícios da organização. São atividades dessa área:
- Análise de custos com pessoal conforme as atividades;
- Plano de redução de desperdícios em apoio aos setores e à organização em geral;
- Avaliação dos reflexos dos benefícios nos custos empresariais;
- Análise para implantação de novos benefícios;
- Avaliação permanente de convênios;
- Adoção de benefícios não onerosos.
7- Apoio aos demais setores da empresa
Cabe ao Gestor de RH trabalhar junto com os demais setores de uma organização, desenvolvendo as seguintes tarefas:
- Apoio na comunicação em quadros de avisos, boletins internos, etc.;
- Apoio ao setor de segurança do trabalho, marcando eventos, etc.;
- Apoio aos setores operacionais planejando e executando ações visando motivação para o trabalho.
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