Professora da UniSecal publica artigo que aborda as relações entre a justiça restaurativa, o COVID-19 e a saúde mental

A publicação ocorreu na revista Publicatio, ligada a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Segundo ela, a ideia desta temática veio de projetos realizados no Hospital Universitário Regional de Ponta Grossa e também no Hospital Municipal Amadeu Puppi, conhecido como Pronto-Socorro.

Unindo temas de grande importância e repercussão, a professora Renata Young Blood publicou no mês de dezembro um artigo que traz à tona discussões sobre as ligações entre a Justiça Restaurativa, a COVID-19 e a saúde mental.  Segundo a professora e pesquisadora, a discussão da relação entre os temas propostos no estudo intitulado “Justiça Restaurativa, COVID 19 e Saúde Mental”, é de grande importância, principalmente levando em conta o momento de alto estresse que boa parte da população está vivendo. “Vejo a Justiça Restaurativa como um caminho epistemológico que contribui no processo de reaprender a se relacionar, profundamente e verdadeira consigo mesmo e com o outro no contexto pandêmico. Assim ela consegue ajudar no enfrentamento ativo e otimização da resposta ao estresse vivido agora”, comenta a docente.

Renata reforça ainda o importante papel desempenhado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UniSecal durante a pandemia, através do qual a justiça restaurativa é aplicada em diversas situações durante o atendimento ao público. Ela relembra que este foi o único centro de NPJ que manteve o atendimento durante toda a pandemia, ocorrendo assim um grande fluxo de trabalho. Segundo ela, mesmo de maneira online, todos os atendimentos ocorreram normalmente, já que os estagiários recebiam treinamentos para os atendimentos remotos, recebendo sempre o suporte dos professores.

“A migração para o online exigiu mais da equipe, pois tiveram que adotar outras formas de atendimento ao público, através do telefone, registro e arquivamento dos casos em plataformas compartilhadas, etc. Foram realizadas reuniões semanais para discussões dos casos atendidos na semana”, aponta a pesquisadora.

A UniSecal parabeniza a professora Renata e a todos os envolvidos na publicação do artigo em questão, bem como a todos os outros docentes que se empenham em desenvolver e apresentar trabalhos científicos, tornando-se assim em uma instituição de grandes produções científicas. Para aqueles que estiverem interessados em conhecer mais sobre o estudo “Justiça Restaurativa, COVID 19 e Saúde Mental”, basta clicar aqui.