Primeiro emprego: o que fazer para se preparar?

A busca do primeiro emprego pode ser um processo estressante e assustador para o jovem da sociedade contemporânea. Falta de qualificação, ansiedade e medo de não saber se portar são alguns dos obstáculos enfrentados.

Veja abaixo algumas soluções para as perguntas mais pertinentes que surgem ao tentar ingressar no mercado de trabalho.

Como elaborar o currículo?

Um currículo bem organizado é o primeiro passo para qualquer um que esteja à procura de emprego e há informações indispensáveis que devem constar nele:

Como se qualificar?

Mesmo sem experiência, é possível ter qualificação em diversas áreas com cursos profissionalizantes. Tanto presenciais como à distância, há uma vasta variedade de cursos de curta e longa duração, com horários flexíveis escolhidos pelo aluno. Ao concluir, muitos até oferecem certificados para ampliar ainda mais o seu currículo.

Como ter autoconhecimento?

Se conhecer vai além das perguntas básicas sobre sua cor favorita e o filme que mais gostou de ver. O autoconhecimento é complexo e intimamente ligado às suas emoções e motivações. Há alguns sites que ajudam a traçar o seu perfil comportamental, como o Bettha, o Runrun e o CisAssessment.

Como se portar?

Por mais básico que pareça, ser pontual é a primeira etapa a ser seguida numa entrevista de emprego. É importante estar atento desde a sala de espera, sem ficar andando de um lado para o outro, e permanecer sentado com uma postura confortável e relaxada. Conhecer a empresa também é necessário, saber sobre sua história e serviços oferecidos pode ajudar na hora da entrevista. Isso mostra que o candidato está interessado na trajetória da empresa e não apenas no cargo oferecido.

Encontre empresas que combinem com você

A busca pelo primeiro emprego pode ser cansativa quando você continua procurando por vagas nos lugares errados. É preciso conhecer seu próprio perfil e o perfil que a empresa pretende contratar.

Ter seus valores alinhados com os valores e a ética da empresa escolhida é um dos fatores que ajudam a encontrar vagas que condizem com suas expectativas. Por isso, ler sobre a empresa e seus feitos antes mesmo de enviar um currículo é tão importante.

Gostou das dicas? Se quiser potencializar ainda sua busca pelo primeiro emprego, você pode conferir outros artigos que já publicamos aqui.

Um deles é sobre como usar o LinkedIn para ter mais visibilidade e procurar emprego. E o outro sobre como as redes sociais podem influenciar na sua vida profissional.

Esperamos que estas dicas ajudem na sua busca pelo primeiro emprego.