Google Acadêmico: saiba como usar todos os recursos de pesquisa para seus trabalhos da faculdade

Google Acadêmico

Se você é estudante universitário, já deve ter ouvido várias vezes a seguinte recomendação dos professores ao passar um trabalho: “não use como fonte de pesquisa a Wikipedia ou outros textos que não sejam científicos”. Afinal, um bom trabalho acadêmico exige uma boa pesquisa bibliográfica e fontes confiáveis.

Então se deseja desenvolver bons trabalhos ao longo da sua vida acadêmica, você pode recorrer a livros da biblioteca física ou virtual de sua instituição e, quando for pesquisar na internet, utilizar o Google Acadêmico (ao invés da versão tradicional do Google).

O Google Acadêmico é uma ferramenta de busca gratuita que possibilita o acesso a diversos artigos científicos, teses, dissertações e outros documentos das mais variadas áreas. E pode ser utilizado para enriquecer seus trabalhos de conclusão de curso ou outros trabalhos solicitados na graduação e pós-graduação.

Conheça um pouco mais sobre as utilidades da ferramenta:

Como fazer a busca

Para acessar é só “Google Acadêmico” no buscador do Google ou diretamente pelo endereço scholar.google.com.br. Após entrar na plataforma, digitar o tema ou autor que deseja pesquisar. Para fazer a busca por autores, é só digitar “Autor: nome”. Você pode escolher pesquisar em toda a web ou apenas páginas em português.

Como filtrar a busca

Ao fazer a busca simples, o Google Acadêmico mostra os resultados por ordem de relevância. Mas é possível filtrar e tornar a sua pesquisa mais segmentada. Do lado esquerdo tem um menu que disponibiliza diversos filtros: datas, idioma, incluir patentes, citações, dentre outros. Assim você consegue selecionar para acessar trabalhos mais recentes e, se desejar, pesquisar artigos em outros idiomas.

Pesquisa avançada

Na página inicial do Google Acadêmico, clique no ícone de três linhas no canto superior esquerdo da tela e depois clique em “Pesquisa avançada”.

Nesta janela você pode refinar mais ainda a sua pesquisa. Pode colocar várias opções de palavras-chave, excluir opções, escolher o local de publicação, autores, entre outras.

Minha Biblioteca

O Google Acadêmico também possibilita criar sua própria biblioteca, que serve para você “guardar” artigos e livros de seu interesse para facilitar o acesso a textos recorrentes. Para adicionar à biblioteca, basta clicar no ícone “estrela”, que aparece embaixo de um resultado de pesquisa.

Na biblioteca você pode organizar os artigos salvos por período, checar a lixeira por artigos deletados e criar marcadores para classificar os materiais em categorias personalizadas.

Alertas

Se quiser receber as atualizações mais recentes do Google Acadêmico sobre determinado assunto ou autor, você pode criar um alerta. No menu lateral à esquerda é só clicar em “Criar alerta” e, em seguida, digitar a palavra-chave, seu endereço de e-mail e clicar no botão “Criar alerta” para confirmar.

Meu perfil

O item “Meu perfil” do Google Acadêmico é uma ferramenta que permite que você, autor de artigos e teses, acompanhe como as suas obras são citadas. Para isso, basta criar o seu perfil, incluindo nome, afiliação, e-mail e áreas de interesse.

Em seguida, o próprio Google Acadêmico sugere uma lista de artigos que possam ter sido publicados ou escritos por você. Selecione os que realmente são de sua autoria e clique na seta para a direita no topo da tela.

Na próxima tela você deve escolher entre permitir que o Google Acadêmico encontre automaticamente seus novos artigos e altere os artigos já existentes por conta própria, ou que ele envie um e-mail para confirmar atualizações. Por fim, você pode escolher se deseja manter seu perfil público (visível para todos) ou não. Para salvar o cadastro, clique em “Concluído”.