Bacharelado, licenciatura e tecnólogo: quais as diferenças?

Se você está pensando em qual graduação cursar, já deve ter visto que existem três modalidades diferentes de cursos. Bacharelado, licenciatura e tecnólogo (ou superior de tecnologia).

Mas você sabe o que diferencia cada uma dessas modalidades? Quais são as características e como escolher qual o mais adequado ao seu perfil?

Pois é… Além de escolher uma área de atuação, você terá que escolher também o tipo de graduação conforme seu objetivo.

E para lhe ajudar nessa decisão, vamos explicar quais as diferenças entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Se você ainda está achando um pouco confuso, continua a leitura aí. No final tudo ficará mais claro e as informações ajudarão na sua escolha.

Bacharelado

É o curso superior que possibilita uma formação mais generalista, o que amplia o leque de atuação.

O bacharel estuda diversas áreas de atuação dentro do curso escolhido. Por exemplo, no curso de Direito você vai estudar Direito Penal, Civil, do Trabalho, Administrativo, entre outros.

A duração do bacharelado é entre 4 e 6 anos. E o curso mescla disciplinas teóricas e práticas para a formação do profissional.

O bacharelado é bom para quem escolheu a área de estudo, mas ainda não sabe qual a especialidade vai seguir. Assim, ao longo do curso conhece as diversas possibilidades e pode definir sua escolha.

Licenciatura

Os cursos de Licenciatura têm duração entre 4 e 5 anos e o foco é formar educadores.

O licenciado pode dar aulas no ensino fundamental e médio, dentro de sua área de atuação.

É importante destacar que muitos cursos ofertados como licenciatura, também tem a opção no bacharelado. Mas qual a diferença entre um licenciado e um bacharel em Química, por exemplo?

O licenciado terá em sua formação diversas disciplinas de cunho pedagógico. Enquanto que o bacharel terá sua formação voltada para a pesquisa e atuação na indústria ou outro setor.

Portanto, o bacharel não está habilitado a dar aulas na educação básica. Mas se desejar ser professor no ensino superior, deverá fazer uma pós-graduação na área.

Tecnólogo (Superior de Tecnologia)

Muita gente confunde os cursos tecnólogos com técnicos. O tecnólogo é um curso de graduação, ou seja, precisa concluir o ensino médio para fazer. Por isso é chamado também de “superior de tecnologia”.

Já o curso técnico pode ser em nível médio ou subsequente, mas não é uma qualificação de ensino superior.

O curso tecnólogo tem uma duração mais curta que o bacharelado ou a licenciatura, ficando entre 2 e 3 anos.

Essa é uma modalidade de ensino boa para quem já sabe qual área específica deseja atuar. Ou para quem já está no mercado de trabalho e deseja uma formação na área que atua.

Uma das principais características é ser um curso mais voltado para a prática. É focado em uma formação específica, com disciplinas ligadas às necessidades do mercado.

Por exemplo, vamos supor que você deseja atuar na área de agronegócios. Em vez de cursar Agronomia e depois uma especialização, você pode fazer o tecnólogo em Gestão de Agronegócios.

Agora você já sabe a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Conhecendo as características de cada modalidade, fica mais fácil escolher o que mais combina com seu perfil ou seu momento.

Pense qual o seu objetivo profissional e a partir daí analise as opções de curso dentro da modalidade desejada. A UniSecal oferta diversos cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia. Acesse o site e conheça todas as opções.