UniSecal

A importância do Excel no mercado de trabalho

importância do excel no mercado de trabalho

Você sabe qual a importância do Excel no mercado de trabalho?

O Excel vai muito além de planilhas e é uma das ferramentas mais fundamentais no mercado de trabalho no mundo todo. Se você está em busca de emprego, já reparou que, na maioria das vagas, um dos requisitos mais pedidos é em relação à utilização do Excel.

Então se você ainda não sabe trabalhar com as várias funções do Excel ou tem apenas o conhecimento básico, recomendamos que você desenvolva essa habilidade o quanto antes.

E para lhe mostrar a importância de dominar o Excel para o mercado de trabalho, separamos algumas funcionalidades e aplicações deste software.

 

Facilita o dia-a-dia das empresas

O Excel oferece uma infinidade de possibilidades de tarefas que facilitam a vida nas empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte. Através das suas funções é possível criar soluções para problemas enfrentados no dia-a-dia.

Com este software você consegue elaborar planilhas automatizadas, ganhando tempo para realizar as tarefas rotineiras.

 

Excel no departamento financeiro

Nas empresas essa é a área de maior dependência do Excel.  Neste setor é possível elaborar um fluxo de caixa complexo, disponibilizando planilhas e/ou colunas de entradas, saídas, lucro bruto e renda líquida.

Assim, é possível descrever resultados de finanças, vendas, orçamentos, previsões e planos, que contribuem na tomada de importantes decisões. Além disso, suas fórmulas avançadas podem resolver em minutos alguns processos manuais que levariam semanas para serem concluídos.

 

Logística

No setor de logística qualquer erro ou informação trocada pode gerar um problema em toda a cadeia. Por isso, as planilhas e fluxos de controle criados no Excel são importantes para a área.

Com o Excel você pode calcular custos logísticos, como armazenagem, compras, transportes, planejamento, demanda, estoques entre outros. Além disso, é possível fazer análises, simulação de cenários, criar gráficos, etc.

 

Controle de informações

Com o Excel é possível organizar uma grande quantidade de informações. Logins, senhas, e-mails, telefones e endereços são apenas alguns exemplos destas informações. Além de permitir o armazenamento desses dados, o Excel também possibilita um rápido acesso a eles, otimizando o tempo das atividades das empresas.

 

Agora que você leu nosso artigo e entendeu a importância do Excel para o mercado de trabalho, mas não sabe utilizar essa ferramenta, que tal buscar cursos para aprender e ter esse diferencial no seu currículo?

A UniSecal oferta, todos os semestres, cursos de Excel, que vão desde o básico, passando pelo intermediário até o avançado. Confira nossa programação de cursos de extensão para ver as datas disponíveis e inscreva-se.