Com certeza você já ouviu aquela frase: “faça para os outros somente aquilo que gostaria que fizessem com você”. Isso deve ser seguido não somente na sua vida pessoal, mas também na profissional. Afinal, a boa convivência no trabalho é uma das condições básicas para manter o bem-estar de toda a equipe.
Colaborar para a construção de um ambiente de trabalho harmonioso é essencial para manter a saúde física e mental de todos. Além de ajudar a aumentar a produtividade e garantir bons resultados para o negócio.
Por outro lado, pessoas insatisfeitas ou em conflito com os colegas tendem a influenciar negativamente o ambiente. E isso pode prejudicar uma equipe, um setor ou a empresa.
É importante destacar também que um ambiente de trabalho agradável ajuda a reduzir a rotatividade de colaboradores. Quando os funcionários estão felizes, atuando em um lugar onde todos se dão bem, a chance de alguém desanimar e procurar outra oportunidade é quase nula.
Quer saber como fazer para melhorar o relacionamento no ambiente de trabalho? Confira as dicas a seguir:
1- Respeite os colegas
Respeite as pessoas igualmente, independentemente da sua função. A educação é fundamental para melhorar o ambiente de trabalho. Por isso, cumprimente seus colegas, agradeça e seja gentil com todos.
2- Sorria
Sorrir é contagioso e pode melhorar o seu humor e dos outros à sua volta. Portanto, receba o colega de trabalho sempre com um sorriso no rosto, mesmo que o seu dia não tenha começado muito bem.
3- Seja cordial
Em uma empresa, boa parte da comunicação é feita por e-mails, mensagens escritas ou aplicativos de mensagem. Demonstre sempre cordialidade e atente-se ao máximo com a forma como se expressa. Uma vírgula em um lugar errado e falta de entonação podem causar uma falha na comunicação e situações desconfortáveis.
4- Seja organizado
Mantenha o seu espaço de trabalho sempre arrumado e limpo. Um espaço de trabalho desorganizado pode afetar a sua motivação, diminuir a sua produtividade e a qualidade das tarefas desempenhadas. Cuide também dos espaços de uso comum, mantendo-os sempre limpos e organizados, afinal outras pessoas usarão após você.
5- Ofereça e peça ajuda
Ajude quem precisa e peça ajuda quando tiver dúvidas. Oferecer ajuda para um colega que está com dificuldade em alguma atividade da empresa é uma maneira de mostrar preocupação e ser gentil com o próximo. Quando você estiver com alguma dúvida, peça ajuda aos colegas, pois ninguém sabe tudo. E essa colaboração contribui para o crescimento de todos.
6-Aceite as diferenças
Evite a intolerância e não seja grosseiro com seus colegas de trabalho. As pessoas não são todas iguais. Por isso é necessário que todos os colaboradores saibam respeitar as diferenças. Entenda que ter pontos de vista diferentes não é sinônimo de divergência, mas de novas possibilidades, ideias e diferenciação de mercado.
7- Seja pontual
Ser pontual no trabalho é uma ótima forma de mostrar responsabilidade e respeito com os demais colegas. Além disso, quando um time está sempre na hora, colaborando com as regras da empresa, passa-se a impressão de um comprometimento maior.
8- Evite fofocas
Fofocas e conversas infundadas sobre os colegas só servem para contaminar o ambiente de trabalho e atrapalhar a boa convivência entre todos da empresa.
Como todas as grandes mudanças, tudo começa com cada um fazendo a sua parte. Se você conseguir colocar em prática essas dicas, com certeza, você contribuirá para um ambiente mais harmonioso na empresa. E aí, pronto(a) para dar o primeiro passo?